Paulo Bizarro - Fotografia

h o m e . Sultanato de Omã

    O Sultanato de Omã é um pais da Peninsula Arábica relativamente pouco conhecido e ainda envolto por uma aura de mistério. Para o fotógrafo, as oportunidades não faltam, desde montanhas inóspitas, desertos sem fim, e uma linha de costa por explorar.

    As suas gentes caracterizam-se por uma grande simpatia e diversidade cultural, sempre prontas a receber o visitante em volta de uma chávena de café árabe e deliciosas tâmaras.

    A capital, Muscat, mantém ainda um ambiente tradicional e romântico de uma certa Arábia, entretanto desaparecida nos restantes países do Golfo Pérsico.

Ciclone Gonu

Ciclone Gonu [ 28 ]

Nos dias 6 e 7 de Junho de 2007, o ciclone Gonu passou ao largo da costa nordeste de Omã. Com chuvas torrenciais e ventos ciclónicos, provocou estragos significativos, que ainda estão por quantificar. Casas e estradas destruídas, perda de vidas (entre 20 e 40 mortos), um rasto de destruição.

Ficam aqui algumas fotos feitas em Muscat no dia a seguir ao ciclone.

Corridas de camelos

Corridas de camelos [ 11 ]

Desertos-Empty Quarter

Desertos-Empty Quarter [ 17 ]

A verdadeira essência da Arábia, o Empty Quarter (ou Rub Al Khali) é uma das maiores vastidões de areia no planeta. Para colocar o Homem à sua verdadeira escala.

Desertos-Huqf [ 11 ]

Uma vasta região que engloba desertos de areia e rocha, onde reina o silêncio.
Desertos-Wahibas

Desertos-Wahibas [ 23 ]

Um deserto pequeno, mas com o essencial para desfrutar uma experiência completa. É aqui neste deserto que vivem ainda hoje várias tribos de Bedu, menos nómadas que no passado, mas sempre amigáveis e acolhedoras.
Hoota Cave

Hoota Cave [ 8 ]

Uma gruta interessante de visitar, perto de Nizwa e Tanuf.

Infra-vermelho [ 24 ]

Jalaan Bani Bu Hassan e Bani Bu Ali

Jalaan Bani Bu Hassan e Bani Bu Ali [ 23 ]

Esta região, que está encostada às areias do deserto das Wahibas, contém a mais ti´pica arquitectura tradicional, e de influência Iémenita, que se pode encontrar em Omã.
Litoral

Litoral [ 21 ]

Montanhas - Leste Hajar [ 12 ]

A parte nascente das montanhas Hajar é um local de magníficos contrastes, entre o Golfo de Oman (a Norte) e o deserto das Wahibas (a Sul). As montanhas são corttadas por alguns wadis de grande beleza (como o Wadi Bani Khalid), verdadeiros óasis de frescura, o que proporciona interessantes contrastes devido à proximidade do deserto.
Montanhas - Wadi Jizzi

Montanhas - Wadi Jizzi [ 6 ]

Montanhas-Jebel Akhdar

Montanhas-Jebel Akhdar [ 70 ]

Al Jebel Al Akhdar, ou a "montanha verde", faz parte da cadeia montanhosa de Al Hajar, a espinha dorsal da Arábia. É um reino inóspito, a cerca de 2000 metros de altitude, e pontilhado por pequenas aldeias que sobrevivem de uma agricultura de subsistência.

As montanhas são cortadas por canyons ou wadis, que tanto podem ser locais sossegados, como podem despejar torrentes de água.

Montanhas-Jebel Shams

Montanhas-Jebel Shams [ 38 ]

Jebel Shams, ou ?montanha do Sol?, é assim designada por ser o ponto mais elevado do país, a 3000 metros de altitude. Aqui é o único local da Arábia onde no Inverno se sente o que é realmente o frio, com temperaturas abaixo de zero graus centígrados. O maior wadi de Omã, wadi Nakhr, é também conhecido como ?Grand Canyon?, devido ao seu desnível enorme de cerca de 1000 metros. Uma visão que impressiona.
Montanhas-Sayq Plateau

Montanhas-Sayq Plateau [ 23 ]

Este planalto é uma das zonas mais interessantes das montanhas de Jebel Akhdar, devido às suas aldeias alcandiladas sobre precipícios, e ao seu clima ameno.
Montanhas-Wadi Mistal e Wakan

Montanhas-Wadi Mistal e Wakan [ 25 ]

Esta região das montanhas Jebel Akhdar é caracterizada pelas suas pequenas aldeias em altitude, onde o cultivo de árvores de fruto se faz em terraços verdejantes.
Musandam

Musandam [ 13 ]

Muscat - Geral

Muscat - Geral [ 78 ]

Muscat - Lota de Mutrah [ 13 ]

A lota de Mutrah e um dos locais mais pitorescos de Muscat. Aqui, a tradicao ainda conta bastante.
Muscat - Mesquita Qaboos

Muscat - Mesquita Qaboos [ 29 ]

Muscat - Souk de Mutrah

Muscat - Souk de Mutrah [ 58 ]

Nizwa

Nizwa [ 24 ]

Antiga capital de Omã, esta antiga cidade é famosa pelos seus forte e souk, para além de ser uma das portas principais das montanhas de Jebel Akhdar.
Panoramas

Panoramas [ 28 ]

Este portfolio contém fotografias panorâmicas efectuadas com uma simples compacta digital.


© Paulo Bizarro